Redes ao poder

In Vídeo by Mafalda CorreiaLeave a Comment

Das plataformas de conteúdos digitais às gigantes instituições financeiras, todos nós vivemos dentro de uma teia de redes com as quais nos relacionamos de diferentes maneiras. Mas como é que estas redes funcionam? Como é que uma única palavra pesquisada no Google apresenta milhões de resultados? Numa breve introdução à teoria das redes, Marc Samet explica como estas nos mantêm ligados, como evoluem e como permanecem vivas.

Isto está tudo ligado

São três minutos e meio de animação a mostrar que o processo que faz um vírus viajar milhares de quilómetros em meia dúzia de horas é o mesmo que torna uma qualquer história viral no Facebook ou no Twitter. A teoria das redes reforça também aquela ideia de que são necessários no máximo seis laços de amizade para ligar duas pessoas que não se conhecem.

Já agora, acrescentamos nós, os estudos mais recentes têm indicado que a crescente adesão às redes sociais reduz o número de conexões necessárias para chegar a qualquer desconhecido. Nas redes sociais, os seis intermediários já são, em média, 4,7. E se, considerarmos apenas os habitantes de um mesmo país, bastam três amigos.

Estas ligações explicam o poder das redes na propagação de ideias, crenças, modas e comportamentos e também o contributo que uma estratégia de comunicação digital bem feita pode dar num processo de conquista de influência de uma pessoa ou instituição. Alguém discorda?

Partilhe este Artigo